• Início
  • Alfabetização Midiática e Informacional (AMI)

Alfabetização Midiática e Informacional (AMI)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O consumo e a produção de informação caracterizam a estrutura de funcionamento das sociedades modernas. Sendo assim, é fundamental desenvolver habilidades que permitam ao indivíduo conviver de maneira segura e responsável com as mídias, suas ferramentas e seus produtos.

A Alfabetização Midiática e Informacional pode ser definida como competência que possibilita ao indivíduo acessar, analisar, criar e utilizar informação escrita, visual, sonora em seus diferentes contextos e de maneira crítica, intencional e responsável. Assim, demanda a mobilização de conhecimentos sobre a mídia e seu funcionamento, desenvolvimento de habilidades de compreensão, avaliação e produção da informação, bem como o ímpeto para aplicá-la nas demandas do seu cotidiano.

Trata-se, sobretudo, de um modo de pensar o consumo e produção de informação em todos os seus formatos e assim está presente na Base Nacional Comum Curricular . Não como uma disciplina curricular isolada, mas uma abordagem necessária para a difusão de conhecimento em todas as áreas.

  • Capacitação nas Competências Básicas para AMI: 1. Acesso e recuperação 2. Compreensão e avaliação. 3: Criação e utilização.
  • Desenvolvimento e Avaliação de Ferramentas Pedagógicas para Alfabetização Midiática e Informacional
  • AMI e Bilinguismo: Orientações para Educação Internacional 
  • Elaboração de projetos em AMI

Referências