TICs: Desenvolvimento Infantil

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A introdução da criança na sociedade mediada por TICs ocorre muito antes do seu primeiro acesso. Ela começa a partir do momento que o bebê observa como a tecnologia é utilizada e adotada em seus ambientes de convívio. 

É possível educar pessoas para o uso consciente das tecnologias da informação e comunicação. Para tanto, é fundamental que pais, responsáveis e educadores estejam preparados para avaliar e, se necessário, modificar a sua própria relação com a tecnologia. 

O primeiro contato com as TICs é o terreno ideal para a construção de uma narrativa de uso seguro e responsável destas ferramentas que poderá se estender por toda a trajetória do indivíduo. 

O conhecimento do funcionamento das TICs e seus efeitos, bem como estratégias de uso para redução de riscos e incremento de oportunidades, dão o embasamento necessário para que pais e responsáveis atuem como modelos positivos em relação ao uso da tecnologia. Assim, podem atuar de maneira efetiva na prevenção do vício em redes sociais, uso responsável dos meios digitais e oferta de conteúdo adequado, capaz de promover o bom desenvolvimento infantil.

  • Letramento e Alfabetização Digital nos Primeiros Anos de Vida;
  • Orientação Parental e Pedagógica: Seleção e Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Doméstico;
  • Convivendo com a Tecnologia: Comportamento Parental e TICs;
  • Prevenção ao Vício em Redes.

Assistência Pedagógica: Psicologia da Mídia na Educação Familiar, Conhecendo e Adotando Ferramentas de Controle e Avaliação de Conteúdo Digital, Curadoria de Conteúdo Digital Infantil, Bilinguismo Facilitado por TICS.

Referências